quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Casa da Música tem programação especial neste fim de semana



Você pensou que a programação de aniversário da Casa da Música tinha acabado? Pois as comemorações ainda estão no aquecimento. Neste fim de semana tem desfiles pelas ruas de Itapuã, seresta e caminhada ambiental. Uma programação gratuita e aberta a toda a comunidade.

Amanhã (22), às 09h30, a Casa da Música forma uma ala no Desfile Cultural da Primavera para celebrar a chegada da estação. A concentração acontece em frente à Escola Geni Gomes, na Vila Militar, e percorre as ruas do bairro, a orla e chega ao Parque Metropolitano do Abaeté, onde o público poderá interagir com diversas atrações culturais. O evento é realizado por associações de moradores, agremiações culturais, além de unidades escolares das redes municipal, estadual e particular de ensino.



Mais tarde, às 18h, acontece mais uma edição da Fogueira Filosófica, desta vez com o tema “Antigas Serestas da Lagoa do Abaeté”. Com a fogueira acesa embaixo do arvoredo, o público é convidado a ouvir o trabalho que os alunos da Casa da Música prepararam em homenagem a um dos estilos musicais mais marcantes das noites de Itapuã. 

No sábado (23), às 07h, todos estão convidados a participar de mais uma Caminhada nas Dunas. O evento começa na área externa do espaço cultural, com um café da manhã coletivo proporcionado pela contribuição de cada participante. Após o alongamento e preparação física, a caminhada segue até as lagoas de Dois Dois e do Urubu. Ao meio-dia, o grupo retornará para a Casa da Música onde acontecerá o encerramento das atividades.

UM MÊS DE CELEBRAÇÕES – Para finalizar, no último sábado de setembro, dia 30, acontece uma edição especial da Sabadeira Musicada na Casa da Música, a partir das 14h. Logo mais, às 18h, acontece um bate-papo sobre acessibilidade.

SOBRE O ESPAÇO CULTURAL – “O Museu da Imagem e do Som do Abaeté” era o título do projeto inicial da Casa da Música, inaugurada em 03 de setembro de 1993. Situada numa Área de Proteção Ambiental, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Casa atua recebe atividades artísticas de diversas linguagens. O Espaço realiza exposições temporárias, saraus e bate-papos musicados, sempre com temas ligados à música e a preservação do complexo do Abaeté. Além destes eventos culturais, o Espaço oferece oficinas gratuitas para a comunidade.

A Casa da Música é um dos dezessete espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

foto: Rosilda Cruz
- Data: setembro 21, 2017 / Por: Antônio Melo | Comente!  Edit

0 comentários:

Postar um comentário