terça-feira, 13 de novembro de 2018

Concurso de ideias de Arquitetura e Urbanismo ‘VivaAcidade’ é relançado


Como parte das ações do projeto MobCidades, coordenado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus, foi relançado no dia 10 de novembro o Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo “VivaAcidade”, que recebe, nesta segunda edição, propostas de intervenção urbana do entorno da Central de Abastecimento de Ilhéus. O objetivo é considerar as melhores ideias com foco na apropriação do espaço público pelas pessoas, melhor mobilidade, acessibilidade e valorização do patrimônio natural.

Voltado para estudantes regularmente matriculados nos cursos de bacharelado em Urbanismo e de Arquitetura e Urbanismo de toda a Bahia, e para trabalhos elaborados por graduados, durante o curso, há até cinco anos. As propostas deverão compreender a área referente a Primeira Travessa da Avenida Ubaitaba, Avenida Lindolfo Collor, Travessa Lindolfo Collor e Rua Uruguaiana, no bairro Malhado.

As inscrições acontecem até o dia 17 de janeiro de 2019, presencialmente de segunda a quinta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 18h (exceto às sextas-feiras e feriados nacionais, estaduais e municipais), na sede do Instituto Nossa Ilhéus, localizado na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, edifício Kauffman, sala 803, Centro, Ilhéus. Se o envio for feito via SEDEX, deverá ser postado, comprovadamente, até 14/01/2018.

A premiação do(s) vencedor(es) será realizada no dia 31 de janeiro de 2018, no Auditório do Centro Administrativo Municipal de Ilhéus e entregue oficialmente ao Prefeito Municipal de Ilhéus ou seu representante. O primeiro lugar será premiado com diárias no Cana Brava All Inclusive Resort, e o segundo colocado, no Hotel La Dolce Vita.

Será permitida a participação de forma individual ou em dupla. Para baixar edital e pranchas, acesse o site www.nossailheus.org.br ou entre em contato para outras informações, pelo contato@nossailheus.org.br ou pelo (73) 3017-1746 / (73) 99199-0680 (de segunda a quinta-feira, de 9h às 18h).  

Realização e apoios – A ação faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade, financiado pela União Europeia, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), e articulado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI). O objetivo do projeto é fortalecer políticas de mobilidade urbana no Brasil por meio do monitoramento do orçamento público para o setor, reunindo 10 movimentos de diferentes cidades brasileiras, sendo o INI o único na Bahia, além de mais quatro co-executores em cada uma delas.

Em Ilhéus, o projeto tem como co-executores locais a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Associação dos Surdos de Ilhéus – ASI, Rotary Club de Ilhéus e Associação dos Criativos do Hernani Sá. Também tem apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que, junto com a coordenação local, buscam incidir no monitoramento do orçamento para Mobilidade.

Sobre o Concurso VivaACidade - O certame aconteceu pela primeira vez na I Semana de Mobilidade de Ilhéus, em setembro de 2017. Na ocasião, desafiou estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Bahia a apresentarem propostas que apresentem soluções criativas e inovadoras para a revitalização da área central de Ilhéus, na Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont, tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Como prêmio de primeiro lugar, o estudante do sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Rafael Lamary Silva Santos, ganhou hospedagem em um fim de semana no Hotel Farol Tororomba. Já o segundo lugar foi para a dupla Maria Luiza Calixto e Marlindi Leal Venturin, da Faculdade Madre Thaís, que ganhou hospedagem em um fim de semana no Hotel Village Indaiá. O projeto vencedor foi entregue ao vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, junto com o plano Ativa Ilhéus, na cerimônia de premiação, no dia 22 de setembro. A proposta vencedora foi destaque no site de arquitetura mais visitados do mundo, o Arch Daily.


- Data: novembro 13, 2018 / Por: Antônio Melo | Comente!  Edit

0 comentários:

Postar um comentário