terça-feira, 6 de novembro de 2018

SecultBA divulga resultado da 4ª Chamada do Edital de Mobilidade Artística e Cultural

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia homologa a decisão da Comissão Gerenciadora do Fundo de Cultura (FCBA) e divulga o resultado da análise de mérito da quarta chamada do Edital de Mobilidade Artística e Cultural, conforme veiculado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 31 de outubro. Confira AQUI.

Durante três dias, membros da Comissão Gerenciadora do FCBA, programa de fomento administrado pelas Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado, realizaram a análise de mérito de 44 propostas inscritas da 4ª Chamada para 2018. No total foram aprovadas 33 propostas, sendo 31 titulares e duas suplentes. O período para interposição de recursos tem início na próxima segunda-feira, 05 de novembro, até 14 de novembro de 2018. Os aprovados devem ficar atentos para a convocação acerca da entrega da documentação obrigatória, que deve ocorrer de 08 a 20 de novembro.

O recurso disponível para esta chamada é de R$ 400 Mil Reais, a serem investidos em projetos nas áreas de Intercâmbio e Difusão; Residência Artística; e Formação Cultural, para atividades fora do estado ou país. No total, entre titulares e suplentes, foram nove propostas contempladas para  circulação nacional, além de oito para a América do Sul; dois para a América Central; três para América do Norte; dois para o continente Africano e nove para a Europa.

A comissão de mérito é composta por Alexandre Simões (Superintendente de Promoção Cultural- Secult); Carolina Almeida (Diretora de Fomento- Secult); Renata Dias (Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia- FUNCEB) e Kuka Matos (FUNCEB); Ana Coelho (IPAC); Rafael Fontes (Fundação Pedro Calmon); Silvio Portugal e Fábio Mendes (Conselho Estadual de Cultura - CEC) e Antonito Pina (SEFAZ). 

A seleção tem como parâmetros as diretrizes da Política Estadual de Cultura e do Plano Estadual de Cultura, a descentralização das ações no Estado e a promoção da diversidade de expressões culturais. Foram avaliados os seguintes critérios: relevância da atividade a ser realizada; adequação do projeto ao histórico de atuação do candidato; relevância do evento e/ou da entidade parceira para a área cultural em que se insere; contribuição do projeto para a difusão e valorização da produção cultural da Bahia; consonância com os objetivos de apoio à mobilidade.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
- Data: novembro 06, 2018 / Por: Antônio Melo | Comente!  Edit

0 comentários:

Postar um comentário