quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Samba Chula João do Boi se apresenta na 11º Bienal de Arte e Cultura da UNE




 foto: Fidelis Melo

O evento é o maior festival estudantil da América Latina e será abrigado na UFBA e com programação entre os dias 6 e 10 de fevereiro

O grupo Samba Chula João do Boi realiza apresentação musical nesta quinta-feira (07), a partir das 13h no Campus de Ondina da UFBA, pela Bienal de Arte e Cultura da UNE chega a sua 11ª edição. Neste ano celebrará a cultura brasileira através de uma homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil e o seu legado para sociedade brasileira. De 6 a 10 de fevereiro, o encontro traz como tema “Gil, um reencontro com o Brasil”.
Estudantes de todo o país além de professores e demais participantes poderão curtir uma das matizes do Samba, a Chula, gritada pelo mestre João do Boi. Ele que é um dos maiores representantes da tradição oral do Samba de Roda do Recôncavo, que é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, desde 2005.
Com seu pandeiro em punho João do Boi e seu grupo entoam um repertório ímpar de chulas autorais e de domínio público que cantam o samba, a viola e a mulher. E também retratam a vida do trabalho da roça e do mar. São chulas lúdicas, piadas e conselhos irônicos, em pequenas parábolas ironizando situações e tragicômicas da vida cotidiana de São Braz, uma vila da cidade de Santo Amaro-Bahia, terra de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Roberto Mendes e outros artistas.
HISTÓRIA DA BIENAL DA UNE - Em 1999, com a realização da 1º Bienal em Salvador (BA), a UNE retomou com vigor o seu trabalho cultural que teve destaque na década de 1960 com o famoso Centro Popular de Cultura (CPC). Na sua 6ª edição, novamente em Salvador o evento exaltou as raízes do Brasil em 2009. Na sua última edição em 2017 o festival propôs a reinvenção no Brasil inspirada nas feiras livres na cidade de Fortaleza (CE).
Já passaram pela Bienal o próprio homenageado deste ano Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ziraldo, Tom Zé, Martinho da Vila, Augusto Boal, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, Criolo, Pitty e muitos outros personagens.


- Data: fevereiro 06, 2019 / Por: Antônio Melo | Comente!  Edit

0 comentários:

Postar um comentário