quinta-feira, 4 de abril de 2019

Mostra de Cordel e Feirinha Popular são sucesso na Tenda TPI

Foto: Haísa Lima


Na noite da última sexta-feira (29) o Teatro Popular de Ilhéus promoveu sua primeira “Mostra de Poesia Popular de Cordel”, que recebeu uma grande plateia no espaço externo da Tenda. Integrado ao evento ocorreu também a “Feirinha Popular de Produtos Regionais”, onde 13 expositoras ofereceram produtos artesanais e gastronômicos para o público.

O evento começou às 18 horas, com entrada franca e classificação livre, e teve o objetivo de incentivar a expressão da literatura popular e de cordel em nossa cidade e na região e incentivar a economia criativa. Os presentes puderam testemunhar um encontro inédito de poetas cordelistas da nossa região em performances declamadas de cordel para o público. A mostra contou com a presença do professor e poeta Lourival Piligra numa exposição oral sobre o reconhecimento da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, e na sequência ocorreu uma homenagem a Minelvino Francisco dos Santos, grande nome da poesia de cordel em nossa região e na Bahia.

Outra presença ilustre foi a do poeta Gilton Thomaz, que além de declamar cordel de sua autoria também expôs suas cachaças saborizadas artesanais com doses a preço popular. Também esteve presente a Mestre Janete Lainha, que declamou diversas poesias e expôs seus cordéis e xilogravuras para o público. Na ocasião foi feito ainda o lançamento do cordel O Encontro de Helena com o Sereio, de autoria de Alessandra Simões e Franklin Costa. Além deste, outros cordéis estavam disponíveis para venda, e ainda poderão ser adquiridos nos próximos eventos do TPI.

A atração musical da noite ficou por conta do Grupo 4° Compasso, formado por jovens oriundos da Filarmônica Capitania dos Ilhéos e que tem a proposta de resgatar gêneros brasileiros tradicionais e principalmente nordestinos como o Chorinho, o Baião, o Xote, o Maxixe, o Frevo, o Maracatu e misturar tudo isso com gêneros urbanos. Outra atração especial foi a dupla de dança composta por Aldenor Garcia e Fernanda Carolina, que apresentou um número de forró ao som de solo de sanfona.

Enquanto isso, a Feirinha Popular de Produtos Regionais, que teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo individual e a economia criativa regional e colaborativa, recebeu as seguintes expositoras artesãs: Arte com Amor; Beth CriArts; Ateliê Aparecida Santos; Casa de Barro; Botica Potira; Bazar das Comadres; Fabrine Borda; Kinha Artesanatos; Lanjuly Design; Fina Flor Estilo; e ainda na área gastronômica: Dona Gula; Fazenda Porto Esperança; e Gostosuras do Maurício.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.


- Data: abril 04, 2019 / Por: Antônio Melo | Comente!  Edit

0 comentários:

Postar um comentário